Programação

7º SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DE DADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

21 e 22 de outubro de 2021

Brasília, Brasil

Transmitida por streaming pelo canal YouTube do TCU


PALESTRAS DE QUINTA-FEIRA, DIA  21 DE OUTUBRO DE 2021 (PRIMEIRO DIA) 

Horário Atividade/Palestra Palestrante 
09:00 – 9:40 (40 minutos) Usando análise de dados para detectar e gerenciar riscos de corrupção. Promessas e advertências.  (palestra de abertura do primeiro dia – convidado especial) Mihaly Fazekas, Professor assistente na Universidade Central Europeia, com foco no uso de métodos de ciência de dados para entender a qualidade do governo globalmente e PhD pela Universidade de Cambridge. 
09:40 – 10:00 (20 minutos) Espaço para interação com o palestrante (convidado especial  Os participantes do evento poderão fazer perguntas pelo chat do Youtube para Mihaly Fazekas
10:00 – 11:00 (1 hora) Mesa oficial de abertura Aroldo Cedraz, Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)  José Marcelo Castro de Carvalho, Secretário-Executivo da Controladoria-Geral da União (CGU)  Diogo Costa, Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)  Ana Cristina Melo de Pontes Botelho, Instituto Serzedello Corrêa (ISC) 
11:00 – 11:20 (20 minutos) Detecção de barragens de rejeito de minério utilizando imagens de satélite e inteligência artificial Jefersson Alex dos Santos, Professor de Ciências da Computação (UFMG), fundador e coordenador do Laboratório de Reconhecimento de Padrões e Observação da Terra (PATREO). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2016. Desenvolve pesquisa em aprendizado de máquina, visão computacional e sensoriamento remoto. 
11:20 – 11:40 (20 minutos) Detecção de manchas de petróleo no litoral de Alagoas usando imagens de drones e redes neurais Thales Vieira, Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Brasil. Atua em projetos de Inteligência Artificial para o Tribunal de Justiça de Alagoas, Brasil (TJ-AL) para desenvolver ferramentas inteligentes baseadas em Processamento de Linguagem Natural.  
11:40 – 12:00 (20 minutos) Espaço para interação com os palestrantes.   Ocasião em que os participantes do evento poderão fazer perguntas pelo chat do Youtube para os palestrantes.  
12:00 – 14:00 (2 horas) Intervalo para o almoço  
14:00 – 14:20 (20 minutos)  Uso da inteligência artificial na predição de assaltos à bancos no estado do Ceará  Wellington Souza Aguiar, pesquisador e professor do Centro Universitário Estácio do Ceará. Pesquisador associado/colaborador em pesquisas científicas junto à UFC-CE e  Fiocruz Ceará.  
14:20– 14:40 (20 minutos) Territorialização violenta das Organizações Criminosas no Estado do Rio de Janeiro. Luiz Augusto Vieira De Oliveira, Mestre em População, Território e Estatísticas Públicas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Membro da International Association of Crime Analysts (IACA). Capitão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. 
14:40 – 15:00 (20 minutos) Uso da inteligência artificial na predição da mortalidade infantil no estado do Ceará Wellington Souza Aguiar, pesquisador e professor do Centro Universitário Estácio do Ceará. Pesquisador associado/colaborador em pesquisas científicas junto à UFC-CE e  Fiocruz Ceará. 
15:00 – 15:20 (20 minutos) Detecção de sobrepreço de compras públicas a partir de notas fiscais Krerley Oliveira, Professor titular da  UFAL e coordenador do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da UFAL. É doutor em Matemática (2002), pesquisa sobre Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica, Aprendizado de Máquina e Redes Complexas. Foi professor visitante da Penn State University e da Université de Paris XI. 
15:20 – 15:40 (20 minutos) Uso de clusterização para identificação de similaridade em produtos adquiridos pela administração pública, visando a detecção de anomalias para subsidiar a atuação dos órgãos de controle. Rogério Oliveira de Jesus, Rogério Oliveira de Jesus, Coordenador do Núcleo de Informações Estratégicas do TCE-ES, Bacharel em Ciência da Computação pela UNICAMP e especialista em Mineração para Dados Complexos também pela UNICAMP. Bacharel em Direito pela UFES e Pós-Graduação em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp. 
15:40 – 16:00 (20 minutos) Espaço para interação com os palestrantes.   Ocasião em que os participantes do evento poderão fazer perguntas pelo chat do Youtube para os palestrantes. 
16:00 – 16:20 (20 minutos) Intervalo   
16:20 – 16:40 (20 minutos) Aplicação de inteligência artificial na priorização de análise de atos de pessoal da Administração Pública Federal pelo TCU Aloisio Dourado Neto, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Sistemas Distribuídos e WEB pela Faculdade Ruy Barbosa, MBA Executivo pelo IBMEC e mestrado em Computação Aplicada pela UnB. Doutorando em Visão Computacional pela UnB. Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União. 
16:40 – 17:00 (20 minutos) Uso de modelos preditivos de machine learning para seleção de amostra de auditoria de processos de pedidos de transposição de servidores oriundos dos ex-territórios federais do AP, RO e RR pelo TCU Leonardo Amato Loriato, auditor federal de controle externo desde 2015 e atualmente assessor na SecexAdministração/TCU para análise de dados. Engenheiro de computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 2008, tendo trabalhado no Exército na área de desenvolvimento de sistemas por 7 anos. 
17:00 – 17:20 (20 minutos) Utilização de análise de séries temporais na previsão do percentual de gastos com pessoal Isabella de Albuquerque Ceravolo, Graduada em Sistemas de Informação e Especialista em Ciência de Dados pelo IFES, Mestre em Informática pela UFES. Já atuou como cientista de dados na IBM Brasil. Atualmente, é assessora no Núcleo de Gestão de Dados do TCE-ES. Interessa-se por Machine Learning e Business Intelligence. 
17:20 – 17:40 (20 minutos) Ferramenta de Análise de Risco de Ouvidoria: processamento de linguagem natural para automatizar a análise de denúncias Fernando Sola Pereira, cientista de dados na Coordenação-Geral de Inteligência de Dados na Controladoria-Geral da União (CGU). MBA em Ciência de Dados (USP), Graduado em Ciência da Computação (PUCRS). 
17:40 – 18:00 (20 minutos) Espaço para interação com os palestrantes.   Ocasião em que os participantes do evento poderão fazer perguntas pelo chat do Youtube para os palestrantes. 
18:00 Encerramento das palestras do primeiro dia  

PALESTRAS DE SEXTA-FEIRA, DIA  22 DE OUTUBRO DE 2021 (SEGUNDO DIA) 

Horário Palestra Palestrante 
09:00 – 9:40 (40 minutos)  Inteligência Artificial Audio-Visual Centrada nas Pessoas para uma Experiência Personalizada1.  (palestra de abertura do segundo dia – convidado especial) Adrian Hilton, Professor da Universidade de Surrey. Diretor do Centre for Vision, Speech and Signal Processing. Membro da Royal Academy of Engineering; Membro da International Association for Pattern Recognition. Detentor do Prêmio de Mérito de Pesquisa da Royal Society Wolfson em Visão Computacional 4D.  
09:40 – 10:00 (20 minutos) Espaço para interação com o palestrante (convidado especial)   Os participantes do evento poderão fazer perguntas pelo chat do Youtube para Adrian Hilton
10:00 – 10:20 (20 minutos) Predição de informalidade no mercado de trabalho brasileiro utilizando machine learning Jefferson de Morais Toledo, Auditor-Fiscal do Trabalho, da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho. Doutor em física (UFPB) e especialista em big data e analytics. 
10:20 – 10:40 (20 minutos) Aplicando inteligência artificial para verificar a complexidade de uma ação fiscal trabalhista Robson Dias Alves Timóteo, Auditor-Fiscal do Trabalho. Doutor em Ciência da Computação (UFPE). Componente da equipe de dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho. 
10:40 – 11:00 (20 minutos) Acidentes de trabalho no Brasil:  predição de ocorrências usando inteligência artificial Magno Cavalcante da Silva, Auditor-Fiscal do Trabalho. Engenheiro Eletricista. Componente da equipe de dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho. 
11:00 – 11:20 (20 minutos) COMORBUSS – Simulador bio-social de agentes para análise epidemiológica, governado pela dinâmica comunitária. Guilherme Goedert, Bacharel em Física pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Matemática Computacional e Modelagem pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) Marie Skłodowska Curie fellow do programa Joint European Doctorate STIMULATE – SimulaTIon in MUltiscaLe physicAl and biological sysTEms.  
11:20 – 11:40 (20 minutos) RegBr: Mais de Cinco Décadas de Normativos Federais Leticia Moreira Valle, Engenheira de redes de comunicação formada pela Universidade de Brasília (UnB), Engenheira eletrônica formada pela ENSEIRB-MATMECA (França), Mestre em Engenharia de sistemas complexos, Universidade de Bordeaux. Líder de projetos em projeto de ciência de dados por meio de cooperação entre a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a UnB. 
11:40 – 12:00 (20 minutos) Espaço para interação com os palestrantes.   Ocasião em que os participantes do evento poderão fazer perguntas pelo chat do Youtube para os palestrantes. 
12:00 – 14:00 (2 horas) Intervalo para o almoço  
14:00 – 14:20 (20 minutos)  Uso de XAI (Inteligência Artificial Explicável) na construção de políticas públicas baseadas em evidências Maxwell Sarmento de Carvalho, graduado em Administração pela UFMG, com especialização em Ciência de Dados e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrando em Computação Aplicada pela UnB. Trabalha na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 
14:20– 14:40 (20 minutos) Automatização da análise textual e registro de acórdãos do TCU Victor Lahiri Hart, Formado em Ciência Política e Direito. Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU). 
14:40 – 15:00 (20 minutos) Conflito de Interesses (Lei 12.813/2013): Contratos, Parentes e Grafos Rogers Reiche de Mendonça, Bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ. Mestre em Sistemas de Informação pelo PPGI/UFRJ. Auditor Interno (Auditoria Contínua) e Analista de Sistemas da Petrobras.  
15:00 – 15:20 (20 minutos) Uso de Machine Learning para a avaliação de escolas sob o princípio da equidade Livia Kobayashi Hiratsuka, graduada em  Administração pela USP,  5 anos de experiência  no setor privado financeiro com análise de dados. Agente de Fiscalização do TCE-SP, lotada na área de Inteligência e Planejamento.  
15:20 – 15:40 (20 minutos) Aplicação GAIA para mensuração de riscos ambientais nos financiamentos e na carteira de clientes do BNDES Renata Guanaes Machado, graduada em Engenharia da Produção, duas especializações em Análise de Dados e mestrado em Informática. Servidora da CGU.  
15:40 – 16:00 (20 minutos) Espaço para interação com os palestrantes.   Ocasião em que os participantes do evento poderão fazer perguntas pelo chat do Youtube para os palestrantes. 
16:00 Encerramento das palestras do segundo dia  

OFICINAS DE SEXTA-FEIRA, DIA  22 DE OUTUBRO DE 2021 (SEGUNDO DIA) 

Horário Oficina Tutor 
16:00 – 18:00 (2 horas) Uso de ferramentas de Geoprocessamento para a identificação de problemas ambientais na escala municipal Pedro Godinho Verran, Técnico em Meio Ambiente. Bacharel e Mestre em Geografia pela UFRGS. Fiscal Ambiental na Prefeitura Municipal de Alvorada/RS.